CSPSS - CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DO SENHOR DO SOCORRO

JARDIM INFANTIL BOM PASTOR

Um espaço com história onde todos os dias procuramos construir histórias com o coração …

O Centro Social e Paroquial do Senhor do Socorro (CSPSS), uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de Viana do Castelo, deu os primeiros passos em fevereiro de 1969, com a fundação da paróquia que lhe deu o nome, tendo como mote impulsionador a criação de um espaço que ajudasse a formar uma verdadeira comunidade e apoiasse o crescimento e desenvolvimento das crianças que viviam neste local.

A realidade que cresceu em volta desta obra modificou-se nas mais variadas perspetivas, continuando contudo, a procurar dar resposta ao objetivo último a que se propôs: o de ajudar, dando vida ao espírito de solidariedade humana em todas as suas vertentes.

Foi na linha de criação de um espaço humano e solidário, baseado em valores onde as regras de convívio social são respeitadas, onde o esforço é valorizado e o trabalho é visto como o meio de alcançar o sucesso, um espaço onde se tenta promover uma cidadania empenhada, a igualdade de oportunidades e de condições para a imersão numa vida social cada vez mais participada e ativa, um espaço potenciador de uma continuidade educativa que se espera crescente e significativa e, após um conjunto de pequenas conquistas, que o Jardim Infantil Bom Pastor do CSPSS deu os primeiros passos em 1975.

O seu funcionamento, em edifícios provisórios pré-fabricados, foi totalmente regularizado em 1981, com a assinatura do acordo de cooperação com o então denominado Centro Regional de Segurança Social e, apenas em 1992 ocupou as novas instalações com capacidade para a frequência de setenta e cinco crianças, nas quais permanece há já vinte e dois anos.

O Jardim Infantil Bom Pastor, tem procurado desde a sua fundação ter um papel ativo na comunidade, trabalhando num espírito aberto e de proximidade com os parceiros, de forma a tentar assegurar o bem estar e o desenvolvimento das crianças, com a preocupação que ele aconteça num ambiente seguro, sereno, confortável, harmonioso e estimulante, de forma a responder às suas necessidades, isto é, que vá de encontro àquelas que são as dimensões em que o seu crescimento assenta – emocional e afetiva,cognitiva, social e física.

Trabalhamos assim para procurar atender aos desejos de toda uma comunidade educativa e deste modo continuar a deixar marca na vida e nos corações daqueles que são os adultos do nosso amanhã...

 

CENTRO DE CONVÍVIO DO SENHOR DO SOCORRO

Viver a melhor idade…

 

Em Junho de 2002 o C.S.P.S.S. viu aumentadas as suas valências com a criação do Centro de Convívio frequentado por 15 utentes. As novas instalações construídas para o efeito e há muito esperadas, trouxeram a alguns idosos momentos de convívio que os afastou do isolamento em que viviam.

Com o fornecimento de lanche e as várias actividades como jogos de mesa, ginástica sénior, actividades sócio-recreativas e culturais, organizadas e dinamizadas com participação ativa das pessoas idosas desta comunidade, melhorando diariamente a qualidade de vida da população idosa.

 

CALENDÁRIO DE EVENTOS
Novembro 2019
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
Mais eventos
INFORMAÇÕES ÚTEIS
O Tempo
Farmácias
Hospitais
Bombeiros

Contactos

Areosa

Largo da Liberdade, 24

4900-813 Areosa - VCT

Tel. +351 258 835 145 | Fax +351 258 835 115

Email geral@jfareosa.pt